Marantas

As marantas, plantas baixs utilizadas em interior, são vulgarmente chamadas plantas-oração, porque tendem a juntar as suas folhas à noite. Apenas uma espécie, M. leuconeura, é correntemente cultivada em interior, mas tem muitas variedades com folhas ovais que podem atingir 12 cm de comprimento e 8 cm de largura.. A parte superiro da folha é verde clara com um brilho acetinado, riscado e manchada de verde-escuro ou castanho-claro; a parte inferior é verde-acinzentada, ocasionalmente manchada de r0x0-avermelhado.

As folhas novas surgem em pecíolos curtos e com bainha. As fores são insignificantes. A variedade mais conhecida é a M.l.leuconeura ou M.'Massangeana', tem folhas com margem e nervuras centrais mais claras, manchas quase negras junto dsa nervuras centrais e parte inferior púrpura-escura.


Luz - As marantas devem ser cultivadas em luz média. A luz solar intensa torna as folhas murchas e sa margens secas e castanhas.


Temperatura - A temperatura ideal durante todo o ano é de 18ºC. Sempre que exceda esta temperatura, eleve o nível de humidade colocando as plantas em tabuleiros com seixos húmidos e pulverize-as. Procure usar água da chuva, que não deixará depositos calcários nas folhas. As marantas não apreciam temperatura inferior a cerca de 13ºC.


Rega - Durante o período de cresimento active regue abundatemente sempre que necessário para manter a mistura completamente húmida. Durante o período de repouso invernal regue escassadamente, deixando que a metade superior da mistura seque entre as duas regas.


Adubação - Aplique um vulgar adubi líqiudo de duas em duas semanas durante o período de crescimento activo.


Envasamento e reenvasamento - Use uma mistura de envasar á base de terra. Na Primavera mude as marantas para um recipiente do tamanho acima. Estas plantas não apresentam um sistema de raízes muito profundo, pelo que se dão bem em meios-vasos ou terrinas.


Propagação - Propague dividindo na Primavera os grandes maçiços de plantas ou utilizando estacas cortadas no final do inverno. Corte estacas de 8 - 10 cm, com três ou quatro folhas, e retire as bainhas inferiores, que iriam ficar enterradas na mistura. Plante cada estaca num vaso de 8 cm contendo uma mistura humedecida composta por partes iguais de turfa e areia, introduza num saco plástico e mantenha num lugar à sombra. Dentro de quetro a seis semanas as raízes deverão começar a aparecer; depois disso, mude a planta para uma terina ou meio-vaso contendo uma mistura à base de tera e trate-a como uma maranta adulta.



Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

Nenhum comentário: