Asplênio (Asplenium nidus)


Asplénio, Ninho de Passarinho

Feto que não é facilmente identificável como tal porque as suas folhas são muito diferentes do que se espera de um feto.
As folhas nascem enroladas e abrem a partir do centro da roseta formando uma taça ou ninho.
É uma epífita, isto é, nasce e desenvolve-se sobre outras plantas vivas mas pode ser cultivada em terra.

FAMÍLIA
Aspleniáceas


ORIGEM
Índia (Ásia)

LUZ
Preferem sombra e resistem bem a pouca iluminação. A luz solar direta faz murchar as folhas.

TEMPERATURA E HUMIDADE
Não resiste ao frio. Como todos os fetos, prefere ambientes úmidos devem ser borrifada em dias muito quentes do verão, ou colocar o vaso em base com pedras e água. Aguenta o ar seco do ar condicionado mas crescerá menos.

REGA
Manter a terra bem regada durante os meses de desenvolvimento e apenas ligeiramente umedecida no Inverno quando não se regista crescimento. É intolerante a água calcária. Sugere-se rega pela base do vaso durante uns minutos para absorção por capilaridade, para evitar o apodrecimento da planta.

SOBREVIVÊNCIA
Necessita de proteção contra ventos. Usar fertilizante líquido de 3 em 3 semanas nos meses de crescimento.Limpar as folhas com pano úmido. Transplantar a cada 2 anos, na Primavera.



Fonte (s): Guia Plantas e Flores

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola!! Tenho aspliniun so que ela ta com umas folhas amareladas, as de baixo, ja tirei varias, sempre ficama amarelas e pretas no caule, o que pode ser, me ajudem. abraço..
Clau.rusch@hotmail.com

Mecânica São Gabriel disse...

ola tenho um asplênio e esta, fohas amareladas e preta no caule o q devo fazer ?????