Boca-de-leão (Antirrhinum majus)


A Planta
Planta rústica que exige poucos cuidados. É da família das scrophulariáceas, Caracteriza-se por ser uma herbácea de pequeno porte, perene, mas cultivada também como bienal e, no Brasil, principalmente como anual. Originou-se na África e região mediterrâneas da Europa. Pode atingir uma altura entre 35 e 70 centímetros e alguns tipos chegam a até 1 metro. Propagam-se através de sementes durante o outono e durante também o inverno, dependendo do tipo.

Flores
São agrupadas em hastes florais e florescem no inverno e primavera.Apresentam várias cores, com destaque para o marrom e o amarelo.

Tipo De Folha
Oval ou lanceolada.

Ambiente e Cultivo
Utilizada para bordaduras, corbelhas, jardins de pedra e, ainda, como flor de corte. Necessita de luz abundante. O melhor solo é o arenoso e rico em matéria orgânica. Precisa ser regada de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias. Gosta de muito sol.

Adubação
Adubar uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão, usando-se fosforita, superfosfato e termofosfato ou NPK rico em P.

Males
Ela está sujeita a doenças de origem fúngica.

Curiosidades
Alguns insetos e colibris conseguem afastar as pétalas da flor para atingir o depósito de néctar existente na base da corola.


Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

Nenhum comentário: