Cuidados básicos para o cultico das Helicôneas

Outros Nomes Populares
Falsa-ave-do-paraíso, Bananeirinha, Helicônia vermelha, Heliconea-asa-de-arara Planta-papagaio, Florpapagaio, Bananeira-do-brejo, Bananeira-ornamental, Caeté

Nomes Científicos
Heliconia acuminata/brasiliensis

A Planta
Algumas variedades são rústicas e não exigem muitos cuidados, outras são ainda mais rústicas, exigindo menos cuidados ainda, Faz parte da família das Musóceas e se caracteriza por ser um arbusto ou uma planta com touceiras de porte médio, É cultivada para maciços ou para exemplares isolados. Originouse no Brasil, Venezuela e Peru na América do Sul, e também na América Central. Pode atingir uma altura de até 1,5, 2 ou 3 metros. Algumas variedades se propagam o ano inteiro, outras ou só no verão ou só na primavera, Os métodos de propagação mais utilizados são por filhotes e por divisão de touceiras.

Flores
São agrupadas em hastes florais. Florescem no verão e se apresentam com as cores amarela, vermelha e laranja. São muito usadas em arranjos florais e atraem beija-flores agentes polinizadores.

Tipo de Folha
Elíptica, lanceolada e oval.

Ambiente e Cultivo
São plantadas em jardins. Podem ser cultivadas em vasos de xaxim. Gostam de clima quente e úmido, não tolerando geadas, Algumas variedades, como a Flor-papagaio, resistem bem aos ventos, porém as outras precisam ser protegidas de fortes ventos. O solo precisa ser arenoso e rico em matéria orgânica. Precisam ser regadas nos primeiros meses após o plantio e uma vez por quinzena quando não chover. Outras variedades precisam ser regadas de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias. Preferem sol pleno em locais de clima frio e meia-sombra em locais mais quentes.

Adubação
Adubar uma vez por ano com torta de mamona, farinha de peixe ou de sangue. Usar salitre-do-Chile. Uréia, nitrocálcio ou NPK rico em N. Outras variedades precisam ser adubadas uma vez por ano com farinha de osso. Farinha de peixe ou torta de algodão, usando fosforita superfosfato e termofosfato ou NPK rico em P.

Curiosidades:É preciso eliminar os caules muito encavalados.


Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?


Nenhum comentário: