Flor-de-Lótus (Nelumbo Nucifera)

• Deve ser plantada, preferencialmente, em laguinhos e espelhos d'água
• Requer sol pleno a maior parte do dia
• É muito sensível a geadas
• É muito rústica, quase não dá trabalho, dispensa regas
• Propaga-se na primavera por sementes ou por divisão de rizomas
• Necessita de podas apenas dos ramos secos, doentes ou mal
formados
• Exige adubação pelo menos uma vez por ano com torta de mamona,
esterco bem curtido ou humus de minhoca.



1) Propagação por Sementes: As sementes devem ser escarificadas
(com uma faca, vá cortando até aparecer a parte branca da semente)
e colocadas num saco com o adubo acima. Coloque, então, este
saco no reservatório onde você deseja cultivar a planta.

2) Divisão de Rizomas: No rizoma a ser dividido deve haver pontos de
crescimento (chamados "olhos"). Os rizomas excedentes da
planta devem ser cortados a cada 10 cm com uma tesoura afiada.
Lembre-se de deixar dois ou três "olhos" em cada rizoma. Basta,
agora, enterrá-los na posição horizontal em um vaso ou saco com o
adubo acima. Em cerca de dois meses nascem os brotos


Características:


A Planta

* Aquática;

* De uso maciço

* Mede até 50 cm


A Flor


* Isolada

* Branca, cor-de-rosa ou branca com margens rosadas

* Pode chegar a 25 cm de diâmetro

* Exala suave perfume

* Abre na primavera e no início do verão

* Permanece aberta durante dois dias, perdendo as pétlas na noite seguinte, deixando o fruto à mostra


Fruto

* Decorativo

* Quando maduro, guarda em suas cavidades sementes comestíveis


Folha

* Caduca, mas decorativa

* De formato orbicular

* Chega a atingir 35 cm














Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Sonia!
Estou visitando o seu blog pela primeira vez e gostei muito.
Quanto à flor de lótus... tenho um carinho muito especial por ela... sua beleza mística, suas propriedades...
E foi justamente procurando informações sobre essa flor que eu encontrei seu blog. Acontece que ganhei uma muda de flor de lótus e preciso saber como cuidar dela... moro em apartamento, acredito que nao caiba mais do que uma jardineira aqui, ao alcance do sol. Se voce pudesse me indicar alguem com quem posso conversar, agradeceria muito!
Muito obrigada e parabens pelo blog! Esta nos meus favoritos!
Meu email: valumime@gmail.com

Unknown disse...

Ola.... acabei de comprar uma flor de lotus e queria saber como cuido dela... moro em apartamento entao nao tem como plantar.. teria outra forma!!! Obrigada pela atençao!! Se puder mandar no meu email... marcelatoledo2505@hotmail.com

VIVENDO YOGA disse...

Sônia,

Gostaria de saber a partir de quanto tempo após o plantio da semente, ocorre a germinação e quando nasce a primeira flor de lotus.

Agradeço se puder me responder.

Obrigado.

paulo@syscard.com.br

Anônimo disse...

olá Sonia,
eu comprei sementes da lotus e plantei num lago no sitio porem fiquei com uma delas e queria saber como posso te-la na minha varanda ela esta em uma bacia retangular de aprox.50cm x 30cm com uns 5cm de terra bem adubada e uns20cm de agua acima da terra ela esta ate bonita ja com folhas novas e tudo .
Mas queria saber se é posivel ela continuar nessa bacia ? e se ela daria as flores nela???
Ou eu teria de colocala em um recipiente maior?
muito bom seu blog quase nao encontrei nada sobre isso
Pedrin_pagiola@hotmail.com