Impatiens

A Impatiens pode apresentar variedades de cores devido ao hibridismo. Nativa das Ilhas dos Mares do Sul, a Impatiens sp, ou simplesmente Impatiens, é uma planta perene (que vive mais de dois anos) de aproximadamente 40 centímetros de altura, tem a ramagem vermelha escura e folhas em conjunto de duas ou três, com nervura central vermelha.

Suas flores são grandes, circulares, geralmente vermelhas com o centro branco, mas esta cor não é a única. Existem variedades híbridas em que as folhas são diversamente coloridas (verdes, vermelhas e amarelas) e as flores podem ser encontradas nas cores branca e rosa (além da verme acima).

Seu cultivo deve ser feito por estacas enraizadas em jardineiras ou bordaduras junto a paredes e muros.

A espécie não suporta sol intenso, por isso deve ser plantada à meia sombra e protegida do vento, com terra rica em compostos orgânicos, de boa drenagem, mantida sempre úmida. "Neste caso, nada mais apropriado do que as jardineiras de madeira ou cerâmica, assim como os vasos de parede", ela chega a pender até um metro. Repleta de flores.

Foram os franceses que descobriram que a capuchinha, levada do Peru para a França no século XVI, dava um gosto marcante às saladas. Desde então, suas folhas com flores vêm sendo utilizadas, geralmente combinadas com hortaliças verdes. Os frutos são curtidos consumidos como alcaparra, já que a aparência e o gosto de ambos são bem semelhantes.


Luminosidade: sol pleno (pelo menos seis horas diárias). Solo terra vegetal.


Regras: pouca quantidade de água, porém todos os dias.

As capuchinhas chegam a pender um metro. Por isso, é interessante plantá-las em vasos ou jardineiras que tenham certa altura.


Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

3 comentários:

Flá Alem disse...

Olá Sonya...gostaria q vc me tirasse uma duvida....Ontem 25/09, fui 'a Holambra e comprei 3 exemplares de impatines (vermelha, "laranja" e branca). Tenho um jardim pequeno onde bate sol das 9h da manha ate umas 16h. Posso planta-las nesse jardim?
Obrigada !

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa tarde!!
A Impatiens na nossa região (sudeste), é considerada uma planta de outono/inverno, no entanto pode aguentar o verão se não apanhar o sol forte. É uma planta que para florescer adequadamente precisaria de no mínimo 4 horas de sol diárias, de preferência na parte da manha, pois o sol em demasia reduz seu tamanho e dura então pouquíssimo tempo, é claro que isso pode variar de região para região.
Mantenha sempre a umidade da terra sem encharcar. No verão, regue de 2 a 3 vezes por semana. No inverno, 1 a 2 vezes.

Quando for replantar a Impatiens no seu jardim utilize a seguinte mistura: 2 partes de terra comum de jardim e 1 parte de composto orgânico (folhas secas, gravetos, palha, serragem).

Algumas dicas
- Adube mensalmente.
- Pode de vez em quando a ponta dos galhos.
- Não exagere nas regas, pois os caules poderão apodrecer.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços.

Kamila Minelli disse...

Olá, boa tarde!!
Preciso de ajuda... ganhei uma impatiens vermelha e de alguns dias pra cá ela está com o caule verde, sendo que era avemelhado e suas flores murcharam ainda botões... o que devo fazer?
Aguardo resposa, desde já agradeço!!