Os encantos de um jardim perfumado

Antes de estruturarmos um jardim de fragrâncias, devemos tentar conhecer um pouco o caráter das plantas.

Na natureza encontramos vários grupos de plantas que exalam os mais variados e maravilhosos aromas. Dentre os mais comuns temos o floral, frutal, herbáceo e terrosos.

Como exemplo desses grupos, temos:

Floral - violetas, rosas, cravos, jasmins, lírios, etc. São aromas diferentes, mas podemos agrupá-los como um floral doce.

Frutal – flor de laranjeira, de limoeiro, flor de pessegueiro, etc. Estas flores exalam um perfume suave e característico.

Herbáceo – as ervas aromáticas, como o manjericão, a sálvia, tomilho, alecrim, hortelã, etc. dão um toque levemente picante e especial a qualquer jardim.

Terrosos – o aroma terroso vem do adubo e da terra umedecida pela chuva no final de um dia quente, porém os malmequeres e crisântemos apresentam em seu aroma, uma certa aspereza, que faz lembrar o cheiro da terra.
Não podemos esquecer as folhas e as madeiras que também muito contribuem para completar o doce buquê do nosso jardim.

Os aromas de um jardim noturno

Há muitas espécies de plantas que exalam o seu perfume somente quando cai a noite, é o caso da dama da noite, de algumas espécies de jasmins, a flor do tabaco, a madressilva, a gardênia, entre outras. Sua cor, bem como o seu odor é um atrativo e, se projetam na noite no seu ambiente escuro.



Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

Nenhum comentário: