Cacto-macarrão - Ripsális.


Nome popular: Cacto-macarrão; Ripsális.

Nome científico: Rhipsalis baccifera.

Família: Cactaceae.

Origem: EUA até Argentina, África, Madagascar e Ásia Tropical.

Observações: Planta herbácea epífita, constituída de diversos ramos cilíndricos pendentes. Por ser epífita, ela não prejudica a planta que a ela hospeda. Possui ampla floração na primavera-verão, que geram pequenos frutos que atraem uma ampla gama de pássaros que deles se alimentam.

A planta é resistente a baixas temperaturas, podendo ser plantada em regiões não-tropicais.

Multiplica-se facilmente por meio de estacas preparadas no final do inverno ou no início da primavera.

Cultivo: É cultivada em vasos preenchidos com substrato semelhante ao adotado para orquídeas, ou em placas de xaxim, sempre à meia-sombra.

Dica de um vasinho que você mesmo faz. Anote o material:

- Placa de fibra de coco
- 1 vaso de fibra de coco redondo cortado ao meio
- Fio de eletricidade
- Alicate
- Pazinha

Monte o vasinho fixando o vaso de fibra de coco cortado pela metade na placa de fibra de coco. Use o fio. Fure o vaso de fibra de coco com o próprio fio e prenda na parte de trás da placa. Faça isso dos dois lados.

Torça bastante o fio para prender com firmeza. Corte a sobra de arame e bata para esconder. Com o mesmo fio, faça uma alça.

Retire uma muda de Ripsalis com a pazinha, com cuidado. Ela deve encaixar no vaso de fibra de coco. Se sobrar algum espaço por menor que seja, você pode completar com pó de fibra de coco ou composto vegetal que são vendidos em floriculturas, lojas especializadas em jardinagem e até em supermercados.

A outra dica é pegar um toco de árvore ou de qualquer planta, desde que seja um pouco grosso e fazer buraquinhos com uma ferramenta de jardinagem. Ai é só colocar a ripisalis nos buracos, mas com muita delicadeza, coloque uma alça feita com arame ou o que desejar e pendure.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Um comentário:

Egline disse...

Oi! comprei duas mudas de ripsalis e gostaria de fazer novas mudas, como faço para prende-la em uma placa de xaxim, tenho que colocar em vaso?