Clemátis (Clematis x hibrida)

Nome Científico: Clematis x hybrida

Nome Popular: Clemátis, clematite

Família: Ranunculaceae

Porte: De 3 a 4 metros

Origem: Europa, Ásia e América do Norte

Ciclo de Vida: Perene

Flores: Primavera

A Clematis é um gênero de plantas trepadeiras volúveis ou escandentes e floração muito delicada e bastante vistosa. De textura semi-lenhosa ou herbácea e folhagem que pode ser sempre verde ou decídua, elas são originárias do hemisfério norte e adaptadas ao clima temperado. Ocorrem cerca de 290 espécies diferentes de Clematis, e mais de 500 variedades resultantes de hibridizações e melhoramento genético.

Suas flores são isoladas ou reunidas em pequenos grupos, mas podem variar muito em forma e tamanho, de acordo com a variedade. Podem ser simples ou dobradas, abertas (planas) ou campanuladas, com pétalas estreitas ou muito largas, nas mais diversas cores e tons em degradê, além de estames longos, como um tufo no centro das flores. A floração estende-se pelos meses quentes.

Presta-se para o plantio ao longo de cercas e muros ou apoiada sobre treliças, árvores e outros suportes. Exige adubações anuais e podas para estimular o adensamento da planta. Sua folhagem bonita e as flores espetaculares e perfumadas garantem o sucesso da Clematis nos projetos paisagísticos. Apesar de delicada no início, após seu estabelecimento (cerca de 1 ano), torna-se mais rústica e resistente às pragas e doenças.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta delicada e exigente, não tolera secas nem encharcamento. Também não suporta o calor excessivo e aprecia o frio, devendo ser cultivada em clima temperado, subtropical ou tropical de altitude. Multiplica-se por estaquia, mergulhia e alporquia.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

2 comentários:

Anônimo disse...

boa moite, meu nome é mara, sou de poços de caldas, mg, já faz muito tempo que procuro esta planta (2 anos), vi uma vez a branca em uma revista, simplesmente amei, desde então tento achar, mais nenhuma floricultura em minha cidade nem mesmo nunca ouviu falar, deixei um lugar para plantá-la mais faz mais de 2 anos e já estou perdendo a esperança de achá-la, podem me ajudar? Se puderem eu agradeço. desde já obrigada. meu e-mail é mara_maia7@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite,
Eu tb estou atras de mudas de clematis, mas parece ser bem dificil encontrar.
sou de sao paulo, e ja visitei diversos viveiros mas nao consegui.
poderia por favor me indicar onde posso comprar? Quero mudas, porque diversas sementes de plantas mais exoticas, que ja comprei, apesar de seguir todas a recomendacoes, nao tive sucesso
meu email- hagom@uol.com.br
agradeco