Buquê-de-noiva - Spirea cantoniensis

Nome Científico: Spirea cantoniensis

Nome Popular: Buquê-de-noiva, grinalda-de-noiva

Família: Rosaceae

Origem: China e Japão

Ciclo de Vida: Perene

O buquê-de-noiva é um arbusto decíduo e gracioso, de beleza delicada e romântica. Seus ramos são longos, ramificados e curvados e apresentam folhas de coloração verde-escura, pequenas, lanceoladas e com bordos serrilhados.

As flores são rosas em miniatura, e podem ser simples ou dobradas, sempre brancas, reunidas em pequenos buquês. A floração ocorre na primavera e início do verão. A variedade de flores dobradas "lanceata" é a mais cultivada.

Ganha destaque especial quando plantado isolado ou pequenos grupos, inserido em um cenário romântico, mas também é adequado para a formação de cercas vivas e renques em grupos. Devido aos ramos longos, pode ser conduzido como trepadeira sobre treliças e outros suportes pequenos, desde que adequadamente tutorado e amarrado.

O buquê-de-noiva é interessante em jardins de estilo europeu, como o francês, o inglês e o mediterrâneo.

Deve ser cultivado sempre sob pleno sol, embora tolere a sombra parcial, em substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem. Adubações anuais e regas regulares garantem uma floração abundante.

As podas contribuem para uma forma mais compacta e arredondada, pois estimulam a ramificação e a renovação da ramagem, mas só devem ser feitas após a floração.

Aprecia o clima frio.

Multiplica-se por estaquia e por sementes.

Nenhum comentário: