Pellaea rotundifolia

O grande género Pellaea inclui duas espécies vulgarmente cultivadas como plantas de interior. As folhas das duas espécies são muito diferentes, mas todas as peleias de interior são semelhantes em três aspectos: os caules e as nervuras centrais das folhas são peludos e rijos; os caules emergem directamente de um rizoma muito ramificado, e algumas frondes apresentam as margens enroladas para baixo, ocultando os esporângios situados na orla da página inferior. As pinas que não apresentam esporângios têm margens ligeiramente dentadas.

Cuidados - Luz: As peleias dão-se melhor em luz média. Nunca as cultive em sol direto.

Temperatura - As temperaturas ambiente normais são as adequadas durante todo o ano. No entanto, as temperaturas invernais até 10ºC não afectarão as peleias. Quando as temperaturas excederem 21º durante mais de três a quatro dias, pulverize estes fetos com água morna uma vez por dia.

Rega - Regue abundantemente, de forma a manter a mistura totalmente húmida, mas não deixe os vasos em água. Se a temperatura descer abaixo dos 13ºC durante mais de um ou dois dias, regue escassamente durante esse periodo, deixando que o terço superior da mistura seque completamente antes de regar de novo.

Adubação - Aplique um vulgar adubo líquido de duas em duas semanas às peleias cultivadas numa mistura à base de turfa e de quatro em quatro semanas numa mistura à base de terra.

Envasamento e reenvasamento - É indiferente usar uma mistura à base de turfa ou uma combinação de terriço de folhas e mistura à base de terra em partes iguais. A P.rotundifolia não tem raízes profundas, pelo que deve ser cultivada num meio-vaso. Mude as plantas para vasos do tamanho acima quando as suas raízes tiverem enchido aquele em que se encontram. Depois de atingido o vaso do tamanho máximo conveniente (cerca de 16 - 20cm), divida o feto para propagação ou corte algumas raízes exteriores e volte a colocar a planta no mesmo vaso, depois de limpo e cheio com mistura fresca. Ao reenvasar, coloque o rizoma em posição horizontal imediatamente abaixo da superficie da mistura. A melhor altura para o reenvasamento é a Primavera.

Propagação - Propague uma planta demasiado grande na Primavera. Corte o rizoma em segmentos com frondes e raízes e plante cada um deles num vaso de 8cm contendo qualquer das misturas recomendadas. Pode também propagar a partir de esporos.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: