Flores exigem cuidados redobrados no calor

O verão é embelezado todos os anos pelo colorido das flores tropicais, como as helicônias, as bromélias e os lírios. Mas para mantê-las vivas nesta estação são necessários cuidados especiais.


Apesar da alta resistência característica dessas plantas, o calor e pouca umidade diminuem sua longevidade, desidratando-se com a alta temperatura.

Se a pessoa não está atenta às dicas de conservação, o amarelo e laranja, típico da estação, podem transformar-se no marrom do apodrecimento.
Os cuidados são indispensáveis.


As flores de corte, devem estar em locais arejados, sem incidência direta do sol. O ideal é trocar a água a cada dois dias, tendo cuidado para as folhas não fiquem em contato com o líquido, para não apodrecerem.


Recomenda-se também sempre retirar as flores estragadas, para que não contaminem as outras. "É preciso deixar um bom espaço entre as flores no vaso, porque assim duram mais tempo". Outra alternativa é aplicar conservantes, vendidos a R$ 1,00, que triplicam a durabilidade das plantas.


Para flores no jardim, o ideal é trocar a terra ou adubá-la a cada três meses, molhando diariamente, já que estão muito expostas à claridade. O melhor horário para regá-las é pela manhã ou à noite, evitando molhá-las sob o sol direto. "A água evapora rápido e, como a planta está quente, pode haver choque térmico", explica.


Em vasos, a dica é dispor uma tela na parte inferior e cobri-la com pedras para só então colocar a terra. O objetivo é refrescar as raízes. Outra sugestão é usar produtos orgânicos sobre a terra, como lascas de madeira e argila expandida, que mantêm a planta ainda mais hidratada. "Além de conservar, fica lindo".



Qualquer dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.
Suas dicas e sugestões, também serão muito bem vindas.
Obrigada.

Nenhum comentário: