Goivo

Nome científico: Matthiola incana.

Família: Brassicaceaea.

Nomes populares: goivo, matióla, goiveiros, goiveiro-da-rocha, goiveiro-encarnado, goivo-encarnado.

Etimologia: o nome do gênero, Matthiola, é homenagem ao botânico italiano Piersandrea Mattioli e incana significa 'cinzenta'.

Origem: região do Mediterrâneo.

Características gerais: planta herbácea bienal, de porte ereto, atingindo de 40 a 50 cm de altura. Possui folhas lanceoladas a lineares com margens inteiras e pubescentes.

As inflorescências são eretas e terminais, podendo ser simples ou dobradas, em diversas cores. Os frutos são formados apenas nas flores simples, sendo que das sementes obtidas podem se originar plantas com flores simples ou dobradas.

Condições de cultivo: deve ser cultivado a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, de textura arenosa a argilosa, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Recomenda-se a realização de adubações mensais para o seu crescimento e floração. Tolera curtos períodos de estiagem, mas não resiste a encharcamentos. Desenvolve-se bem em regiões de clima ameno.

Propagação: sementes.

Usos: bordaduras, maciços, cultivo em vasos, buquês e arranjos florais.

Curiosidades: as folhas e flores são comestíveis. As sementes são afrodisíacas, diuréticas, expectorantes, estimulantes e usadas como tônico estomacal.

A infusão das mesmas é utilizada no tratamento de câncer.

A mistura com vinho serve como antídoto contra picadas venenosas. Das flores pode-se extrair um corante de coloração azul escuro ou púrpura.




Qualquer dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.
Suas dicas e sugestões, também serão muito bem vindas.
Obrigada.

Nenhum comentário: