Horta orgânica

pimentinha.jpg

A horta orgânica consiste no cultivo de verduras, frutas, legumes, temperos e ervas medicinais sem o uso de agrotóxicos e de maneira ecologicamente correta, ou seja, sem queimadas e com tratamento ideal do solo.

Além da boa economia no fim do mês e de oferecer uma alegria extra à decoração da residência, se você tem crianças, essa também pode ser uma boa dica para iniciar o contato dos pequenos com a natureza.

Então, vamos lá?

O primeiro ponto a ser decidido é o local do plantio. Separe um cantinho do quintal ou aquele espaço que bate um pouco de sol durante o dia na varanda do apartamento. Não importa a metragem, porém, quanto maior o espaço, mais diversidade você poderá cultivar.

Se o espaço que você possui é pequeno, opte por vasos e jardineiras. Lembre-se: tanto em um quanto no outro é importante que existam furos no fundo para facilitar a drenagem.

Para o cultivo em vasos ou jardineiras

Encha um terço do vaso ou jardineira com pedriscos. Misture duas partes de terra comum, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus. Por fim, cubra com um pouco de areia.

Para plantar temperos, posicione-os de maneira intercalada, em forma triangular. Nas hortaliças com sementes, siga as instruções da embalagem. Ao cultivar mudas, não se esqueça de fincar estacas para auxiliar no crescimento.

Para o cultivo em canteiros

Utilize uma enxada ou pá para deixar a terra solta e fofa. Depois de preparar o terreno, misture o composto orgânico. Deixe o canteiro 20 centímetros acima do nível do terreno.

Para plantar, marque os espaçamentos e posicione as mudas de maneira intercalada, formando um triângulo. Caso você prefira utilizar sementes, misture-as com areia e espalhe-as com as mãos, de maneira uniforme. Regue ao menos uma vez por dia.

Dicas

* No ataque de pragas, somente utilize produtos naturais para combatê-las;

* Use somente água pura e limpa para regar os alimentos, principalmente as verduras;

* Para plantar temperos, você pode optar por utilizar uma embalagem PET. Deite a garrafa, corte uma das laterais (sem atingir o fundo ou a boca da garrafa) faça pequenos furinhos no fundo e coloque a terra;

* Nunca deixe de remover as ervas daninhas.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

Nenhum comentário: