Jardim e seus cuidados

O jardim deve-se regar frequentemente. Na primavera e no verão, deve se fazê-lo todos os dias e no outono e inverno, a cada 2 dias. Regar de forma abundante, de preferência de manhã cedo ou no final da tarde.

Adubar mensalmente, só diminuindo a frequência quando for o inverno, não adubando no mês de julho. Use adubos 10:10:10 (tomar cuidado com crianças e animais) para manutenções e dê farinha de osso* para as plantas que estiverem na época de floração.

As podas mais radicais devem ser feitas durante o inverno, quando a planta está em fase de dormência. No resto do ano, pode-se fazer pequenas podas de manutenção, para remoção de galhos ou flores secas. Para fazer os cortes, use tesouras específicas para poda, vendidas em floriculturas ou em lojas de materiais de construção.

Ao plantar uma trepadeira, plante-a no lado oeste da casa, tendo a frente dela voltada para o leste. Como as plantas têm a tendência em crescer para o leste (nascente), essa posição de plantio permite que as flores se formem voltadas para a sua casa.

Se o jardim apresentar pragas, faça o controle logo no começo, quando é mais fácil. Evite usar venenos como lesmicidas ou mesmo inseticidas do tipo Baygon por poderem causar acidentes. Prefira sempre receitas caseiras ou remoções manuais.

O jardim e o risco da dengue

Com o risco da dengue, muita gente está preocupada com o que fazer com a fonte instalada no jardim ou com aquela bromélia linda que é o centro das atenções.

Muitos defendem a retirada das bromélias e o desligamento das fontes para evitar a proliferação das larvas do mosquito mas existem soluções menos drásticas para evitar o problema.

Fontes

Como a larva do mosquito vive em água parada, deixe a sua fonte ligada o máximo possível pois a circulação d’água evita que se crie o ambiente ideal de sobrevivência deles. Se você tem uma fonte grande, com mais de 75 cm de diâmetro, você pode criar peixes nela pois eles se alimantam das larvas de mosquito. Opte por peixes resistentes tais como o Paulistinha e o Kinguio (peixe dourado), evite a carpa pois ela, além de atingir mais de 1m quando adulto, têm o hábito de pular para fora d’água e pode acabar morrendo se cair fora da fonte. Para manter um peixe na fonte você precisa de um filtro para água e de um aquecedor. Você poderá obter maiores informações nas lojas de animais.

Outra opção seria colocar 1 colher de chá de água sanitária para cada litro de água utilizado na fonte.

Bromélias

Regue diariamente as bromélias com jatos d’água utlizando mangueiras. Com isso, caso haja alguma larva nas suas “taças”, ela será retirada. Você pode pulverizar as bromélias com a solução de 1 colher de chá de água sanitária para cada litro de água, o que acaba com as larvas sem afetar as plantas.

No jardim

Retire os pratos de água onde for possível e caso não puder retirá-las, coloque areia dentro delas. Para afastar a presença de mosquitos, use citronela que pode ser encontrado em várias formas desde essências até velas. Evite usar inseticidas comerciais e prefira opções caseiras.

O jardim é um lugar muito especial em uma casa ou mesmo em um apartamento, onde pode ser apenas o cantinho das plantas, mas, ainda assim é um jardim.

Não importa o seu tamanho, o importante é que ele esteja sempre bem cuidado. E para isso, você tem que ser diligente com ele.

Um jardim bonito não é necessáriamente um espaço com uma construção e manutenção caríssimas e grandes gastos de água e mão de obra. O sucesso de um jardim depende essencialmente de um bom planeamento e do bom estabelecimento das plantas. Erros comuns nos jardins devem-se frequentemente ao deficiente ou inexistente planeamento e à má adequação das plantas utilizadas ao local onde se encontram.

Por outro lado, somos frequentemente influenciados pelas imagens que são mais frequentes nas publicações de jardinagem - grandes relvados e plantas de flores e folhagen delicadas - imagens feitas em climas de verões mais frescos que o nosso e onde chove todo o ano. Planejar um jardim num clima mediterrânico com o objectivo de imitar estes jardins resulta normalmente num fracasso, ou no mínimo num jardim extremamente dispendioso em rega e mão de obra.

Quando se deseja ter um jardim seguramente bem planeado, desenhado e construído deve-se contratar uma empresa especializada na construção e manutenção de jardins que tenha técnicos competentes e experientes, tanto no que diz respeito à concepção como à manutenção. No entanto isto não é acessível a todas as bolsas, e por outro lado para algumas pessoas a jardinagem é um passatempo que se faz com prazer, e ajuda a aliviar o stress tão presente no modo de vida actual.

Para essas pessoas, a concepção do jardim desde o início pode ser uma opção interessante, mas pode também ser uma aventura com muitas experiências frustrantes, principalmente quando o planeamento não faz parte dos aspectos considerados. Assim como um edifício bem construído e funcional necessita de um bom planeamento e conhecimento dos materiais e processos de construção o mesmo se passa com um jardim. Por isso seguir um processo organizado e ter em atenção algumas regras simples, pode fazer uma diferença considerável no aspecto e funcionalidades finais, embora não sejam imperativos.

É também importante conhecer minimamente as plantas e as suas exigências em termos de solo, exposição, temperaturas e necessidades de água. Uma planta que não tenha as condições adequadas pode ter vida curta e um aspecto miserável no jardim, ainda que nos livros e revistas de jardinagem pareça bonita e na altura da compra esteja pujante.

Além do planeamento inicial, estas dicas podem ajudar também a compor um jardim já existente. Embora seja mais fácil obter um bom jardim quando se planeja de raíz do que corrigir um já existente, isso não quer dizer que um jardim mal elaborado seja um caso perdido nem tão pouco que um jardim planeado desde o início não possa ter erros de planeamento principalmente quando feito por pessoas inexperientes. Deve-se ter em conta que o jardim é uma estrutura dinâmica e viva, que evolui com o tempo, facto que devemos sempre tentar reverter a nosso favor.

PLANEJAMENTO DE UM JARDIM

Quando se pensa em criar um novo jardim há um conjunto de passos que poderão ser tomados para melhor orientar o processo e melhorar o resultado final, alguns dos quais também se podem ter em conta sempre que se faz uma reformulação do jardim.. As dicas que se seguem podem ajudar a orientar o processo, tendo em conta que nada deve substituir a criatividade e o gosto pessoal, nem tão pouco são indispensáveis para criar um local belo e aprazível.

Para cada assunto basta clicar para seguir as ligações que levam às dicas referidas.

Você sempre sonhou em ter um jardim, mas acha que é díficil planejá-lo em seu apartamento? Não se preocupe, espaço não é problema. Com algumas orientações você consegue elaborar uma área aconchegante para o cultivo de suas plantas.

A primeira dica é fazer um bom planejamento. Informe-se sobre sobre o tipo de estrutura do seu apartamento. Em alguns casos, o espaço pode não suportar o peso dos vasos que são colocados, ocasionando problemas para você e seus vizinhos.

Mas não pense que a jardinagem em locais fechados se resume apenas a vasos, terra e plantas. Outro cuidado importante é não plantar diretamente na laje do apartamento. Se você fizer isso, infiltrações poderão surgir. Nesse caso, o aconselhável é usar vasos e caixas de diferentes tamanhos e formatos. As opções são variadas e você pode encontrá-las em lojas especializadas ou em locais que vendem produtos artesanais. Há quem prefira os vasos de gesso, que são mais incrementados.

Plantio em vasos

O cultivo das plantas em vasos é ideal para quem mora em apartamento, pela sua manutenção rápida e prática. Além disso, essa opção possibilita um número infinito de composições e arranjos, permitindo que você libere a sua criatividade.

Ao escolher as plantas, prefira as mais resistentes para evitar problemas de adaptação. Algumas precisam estar expostas ao sol (azaléia, buganvília, calêndula, gerânio), outras não (lírio-da-paz, maria-sem-vergonha, prímula).

Veja se o local onde você vai fazer o jardim terá iluminação suficiente, caso você opte pelo primeiro tipo de planta. Outra dica importante é quanto ao tamanho do vaso, que deve ser compatível com o da planta, para favorecer o crescimento dela.

Na hora de plantar, coloque no fundo do vaso uma camada de argila expandida, para facilitar o escoamento da água. Em seguida, uma camada de terra preta e depois insira a planta com cuidado para não danificar as raízes. Complete com uma nova camada de terra até que esteja em quantidade suficiente. À medida que despejar a terra, vá assentando-a com a palma da mão, suavemente.

Cuidados importantes

Para evitar acúmulo de água

Verifique se na hora em que você estiver regando a planta, há um bom escoamento de água até os ralos. Caso isso não aconteça, você pode pedir a um especialista que construa um pequeno declive no piso para evitar esse problema.

Como lidar com o vento

Esse é o principal desafio para jardins em terraços de apartamento. Para reduzir o impacto do vento e proteger as plantas mais frágeis, crie uma barreira com palmeiras, coníferas, bambus e trepadeiras. Os galhos longos de trepadeiras e plantas altas devem ser tutorados para que não se quebrem com o vento. Faça tutores com treliça para facilitar o controle sobre essas espécies.

Manutenção

As plantas cultivadas em terraços sofrem grande perda de umidade e precisam de regas diárias para manter o substrato sempre úmido. Mas fique atento, pois as regas freqüentes ajudam a eliminar os nutrientes e a adubação não pode ser esquecida.

Os apartamentos com sacada gozam de um privilégio que é o de estender quase ao exterior a sua sala de visitas. A maioria fecha este espaço com vidros e faz mesmo o prolongamento da sala. Mas nossa proposta é outra: faça um jardim! O jardim de sacada é de tamanho reduzido e deve ser planejado com cuidado, mas pode ser muito bonito, agradável e acrescentar a energia das plantas ao seu modo de viver. Mas o que plantar? Existem muitas plantas que se adaptam a cultivo de vasos e jardineiras e o que vai determinar sua escolha continua sendo a mesma do jardim de exterior: luz.

Verificar o Norte do prédio vai determinar a que horas o sol incide na sacada. Se o sol aparece de manhã, ela está para leste, significa que poderá ter algumas plantas de sol, que devem também tolerar a sombra. Mas a maioria das plantas para esta sacada deverá ser de meia sombra a sombra.

Mas porque isto ocorreu?

Em regiões mais frias, o coleus tem pouca resistência quando cultivado sem proteção de árvores ou arbustos que o protejam de geadas. Se a umidade relativa do ar da região é muito alta, podem aparecer fungos em suas folhas, danificando e matando a planta. Mas não acreditamos que tenha sido por estas razões. Seu cultivo à meia sombra o faz atraente para canteiros ao redor de árvores e lados de prédios onde a luz do sol incide somente pela manhã. Seu uso em vasos com outras plantas, como Petúnia e Fuchsia produzem belo efeito pela folhagem variegada que salientam as flores das outras plantas.

Talvez tenha sido aos poucos esquecido pela aparição de plantas mais exóticas, de folhagem com efeito paisagístico mais moderno, mesmo que minimalista. No entanto, em época de resgates de tantos valores e coisas esquecidas, o consumidor que cresceu junto a estas plantas tem o poder de mexer com a demanda e fazer retornar nas floriculturas a oferta desta planta tão bonita que lembra um bordado antigo.

Perguntas importantes antes de adquirir uma planta para o jardim:

1. Terei espaço para esta planta quando atingir a idade adulta?

2. O solo de cultivo será o mesmo do canteiro ou será necessário modificar?

3. Se a planta for colocada no canteiro com outras já existentes, terá o mesmo tipo de necessidade de ar, luz e umidade?

Qualquer das alternativas acima que for negativa é mais conveniente escolher outra planta.

Trepadeiras são plantas que se desenvolvem em grandes dimensões. Encontramos arbustos de longos ramos, como a Bougainvillea, que necessitam de muro, grade ou pérgula para apoio. Outras plantas têm o hábito de enrolar-se ao redor de tutores e de tudo que se encontrar perto, como a Wisteria (glicínia) e o Clerodendro (lágrima de Cristo). São os arbustos tipo cipó. Outros arbustos têm também gavinhas, estruturas em forma de parafuso que se prendem a qualquer suporte, como o Antigonon (amor-agarradinho), o Passiflora (maracujá). Quase sempre tem característica de invasora e alastram-se por tudo. São ótimas para cercas de divisas, formando bela cortina de folhas e flores.

Plantio de Sementes

Embora estejamos em pleno verão, janeiro é um mês de plantio para os jardineiros da alma. Porque é nesse momento que, usualmente, escolhemos nossas metas para o ano - e essas metas são as sementes de nosso futuro.

Como todo bom jardineiro, precisamos ter cuidado ao escolhê-las. Queremos sementes saudáveis, que floresçam no tempo adequado, e que realmente embelezem nosso jardim. Mas, muitas vezes, terminamos o ano com o jardim da alma tão vazio e maltratado como estava no início do ano. Ou, pior ainda, com novas ervas daninhas.

Para evitar isso, vão aqui algumas dicas de jardinagem interior e uma meditação para ajudá-la/o a estabelecer e manter suas metas.

Dicas de Jardinagem de Metas

1 - Determine uma grande meta, e deixe que ela floresça

Você é apenas um jardineiro e, portanto, não pode modificar o jardim inteiro de uma só vez. Nesse início de ano, determine uma grande meta para o ano. E só depois de concluir essa meta passe para outras. Geralmente somos muito ambiciosos. Queremos mudar tudo de uma vez. Estabelecemos inúmeras metas, e terminamos perdidos no emaranhado selvagem dos nossos desejos. Escolha apenas uma meta, seja uma flor, arbusto ou árvore. Cuide dessa planta até que ela esteja plenamente sadia e capaz de se sustentar. E lembre-se: quanto maior a meta, mais atenção exigirá.

2 - Existem muitas formas de plantas em um jardim. Mas todas são igualmente valiosas

Na ânsia de sermos espirituais, muitas vezes ignoramos os demais aspectos de nossa vida. Mas só podemos ser plenamente espirituais quando nosso corpo, nossa vida emocional e nossa vida profissional estão harmonizados.

Não considere, como metas menores, o crescimento profissional (fazer um curso de aperfeiçoamento, procurar um emprego melhor), o cuidado com o corpo (emagrecer, fazer exercício), ou a sua vida afetiva (dedicar mais tempo à família, fazer novos amigos). O espírito não está separado da vida diária. Ele deve ser parte de absolutamente tudo que fazemos. Escolha a área de sua vida que precisa de mais atenção, estabeleça sua meta referente a ela e deixe que o espírito da luz a penetre. Isso acontecerá naturalmente, à medida que você se propuser a se aperfeiçoar.

3 - As plantas crescem devagar

Meditar meia hora por dia é uma bela meta. Emagrecer dez quilos é uma bela meta. Só que você com certeza não terá como atingir nenhum desses objetivos em um ou dois meses. Portanto, aprenda com a natureza: tudo cresce devagar. E subdivida sua grande meta em pequenas metas semanais ou diárias, começando com pequenos passos, e aumentando as exigências à medida que sente que tem condições de fazê-lo.

4 - As plantas precisam ser cuidadas e regadas

Quando se trata de metas, temos que ter o mesmo cuidado que temos, no jardim, com as ervas daninhas. E assim como o bom jardineiro verifica todos os dias se há algum problema ou praga em suas plantas, devemos revisar diariamente, ainda que por cinco minutos, o que fizemos para atingir nosso objetivo. Faça perguntas como “o que fiz hoje para atingir meu objetivo? O que devo fazer amanhã? Preciso de algum tipo específico de ajuda? Quem poderá me dar essa ajuda?”. Se puder, faça essa revisão por escrito. Você verá que é bem mais produtivo, e irá ajudá-la/o a manter o foco no seu objetivo.

E o que é a rega, quando se trata de metas? É alimentar o crescimento, reconhecendo nossas próprias vitórias. A cada etapa vencida, se presenteie. Podem ser coisas simples, mas que sejam, para você, marcos de sua vitória.

Meditação do Plantio

Essa meditação tem o objetivo de ajudá-la/o a visualizar seu sucesso.

Sente-se de forma confortável, com a coluna reta e os olhos fechados. Respire devagar e profundamente algumas vezes, soltando todo o ar. À medida que respira, sinta seu corpo se relaxando, e toda a tensão escorrendo para o chão. Deixe a tensão escorrer.

A seguir, visualize um jardim. Imagine-se sentada/o nesse jardim, em silêncio. Escute os sons, veja as flores - crie o jardim em sua mente.

Na sua frente, nesse jardim, há uma caixinha com uma semente. Pegue essa caixa. Essa semente é a semente de sua meta. Você vai plantá-la no local do jardim que achar mais adequado. Caminhe pelo jardim e escolha esse local.

Plante sua semente no local escolhido. A seguir a regue, para que cresça.

Volte para o local do jardim em que estava sentada/o. Imagine que, enquanto você fica sentada/o ali, um ano vai se passando. Se sentir necessidade, durante esse tempo, de levantar e tomar alguma providência para ajudar no crescimento de sua semente, faça-o.

Deixe o ano passar. Imagine que você está sentada/o no mesmo local, um ano depois. E que veio visitar sua semente - já agora plenamente transformada em uma planta adulta. Levante-se e vá até o local onde a plantou. Verifique como está bonita. Faça o que achar necessário.

Volte para o local onde estava sentada/o no jardim. Aos poucos, vá voltando para a realidade. Mexa os pés, mãos, cabeça. Sinta-se presente na sua vida. Se puder, anote tudo o que aconteceu no jardim. Depois, analise o que anotou. Que planta floresceu, que cuidados você precisou tomar, como era o jardim etc. Isso poderá ajudá-la(o) a entender a si mesma/o e a seus objetivos e metas.




Qualquer dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.
Suas dicas e sugestões, também serão muito bem vindas.
Obrigada.

Nenhum comentário: