Paisagismo e Jardinagem

O que não fazer no seu jardim

Finalmente você realizou o seu sonho de morar em uma casa. Mais qualidade de vida, num condômino talvez, com o conforto que você sempre quis. E aquele tão desejado jardim! Um gramado… Naquele canto seria ótimo ter uma árvore! São pensamentos mais comuns do que se imagina e as opções, infinitas. Revistas, livros, cursos e profissionais são fundamentais para se amadurecer uma idéia. Mas no trato diário posterior o que fazer? Ou melhor, o que não fazer? Isso mesmo, o que não fazer, pois às vezes o excesso de cuidados pode ser ainda mais prejudicial do que a falta dele.

Aí vão algumas dicas, então, do que não fazer:

Não se deve adubar o jardim no final do verão, principalmente se você mora em regiões frias, sujeitas à geadas. A razão é simples: quando fertilizamos uma planta, enviamos uma informação para que ela cresça e se desenvolva. Esse broto ficará sujeito a temperaturas baixas e ventos frios, correndo o risco de se danificar. Além disso, é o período que a planta está se preparando para descansar, depois de vários meses se desenvolvendo.

A grama sim deve ser adubada. Especialmente para as que se desenvolvem em climas quentes, devemos evitar a adição excessiva de nitrogênio. Para aquelas em climas frios, podemos proteger o gramado, fazendo uma cobertura com solo.

Não devemos podar o gramado muito baixo. Além de prejudicar o crescimento da grama, ainda proporcionamos o crescimento de ervas daninhas.

Não devemos estaquear as mudas de árvores pensando em orientá-las a crescer retas, verticais. Os tutores servem mais para sinalizar e protegê-las de danos e quebras. As árvores seguirão sempre em busca do sol e da luminosidade, com ou sem estacas.

Não ande sobre os canteiros, ou pelo menos, pise somente o necessário. Defina bem os caminhos, pois, ao pisarmos mo solo, este fica compactado e prejudica o crescimento das plantas.

Não trabalhe muito o solo. Algumas pessoas acreditam (erroneamente), que um bom solo é aquele bem fininho, homogêneo. Na verdade, quanto mais diversificada a matéria do solo melhor. Um solo muito homogêneo se compacta muito fácil. O ideal é que ele tenha bastante matéria orgânica para que possa ter uma boa drenagem e se mantém úmido por mais tempo, além de fornecer mais nutrientes às plantas.

Não use agrotóxico. Antes de chegar a este extremo, existe uma infinidade de opções para se combater pragas e ervas daninhas. Para cada tipo de ataque temos um contra ataque que não terá efeitos colaterais, não contaminará o solo e não prejudicará o meio-ambiente nem sua família.

A importância de um projeto paisagístico


É uma técnica por que necessita conhecimentos de botânica, estudos do solo, topografia, disponibilidade hídrica, exposição ao sol/sombra, e combate de pragas.

Assim, cada paisagismo destina-se a um determinado local, levando-se em consideração o estilo arquitetônico do ambiente, gostos e preferências do cliente, sua disponibilidade em cuidados, a presença de animais e crianças, luminosidade, características do solo, dentre outros fatores que dão caráter especialíssimo a cada projeto.

Por isso, um projeto é semelhante a um projeto arquitetônico. Cada detalhe é estudado, as plantas refletem o gosto da pessoa que lá irá viver e tem uma simbologia.

É importante acrescentar que o paisagismo não é restrito a grandes áreas como chácaras, nem mesmo a residências. Todo e qualquer local pode acolher plantas.

E é justamente em espaços mais limitados que os projetos ganham sua importância. O paisagismo pode ser feito em vasos, com árvores frutíferas, exóticas, incluir fontes…

Empresas, escritórios e consultórios também merecem e comportam o paisagismo, transparecendo primeiramente a beleza do ambiente para todos os que ali freqüentam e também a imagem da empresa.

Ou seja, tudo depende de um detalhado estudo do local e do gosto do cliente. Tenha a certeza: o resultado é gratificante.

Mini-horta

Verduras, legumes, ervas e temperos em hortas caseiras, livres de agrotóxicos lhe parece uma boa idéia?

Pois é, além de ter alimentos livres de agrotóxicos, pode ser uma boa terapia, além de uma boa economia na feira.

E é fácil!!

Se você conseguir as mudas já prontas é mais fácil. Caso contrário, pode comprar sementes de alface, escarola, cenoura, brócolis, couve-flor, tomate, e outros.Utilize a sementeira, que funcionam como berçário de hortaliças:

As sementes devem ser espalhadas em terra solta e adubada. Regue diariamente (em dias mais quentes, deve-se regar duas vezes por dia). Assim que enraizarem podem ser transplantadas para um pequeno recipiente, permanecendo ali por mais uma semana para só depois, irem pata o local definitivo.

O plantio deve ser feito com 20 cm de distância de uma muda para outra. A terra deve ser rica em nutrientes (enquanto espera para o plantio definitivo, aproveite para adubar a terra).

Por fim, espere a sua horta crescer.

Cuidados

A terra deve sempre estar rica em matéria orgânica, ou seja, muito bem adubada.

Proteja a sua horta de ventos fortes e geadas. Para isso, utilize abrigos naturais como proximidade de árvores, muros, ou mesmo um abrigo com sombrite.

Se ocorrer que a sua horta tenha pragas ou doenças, entre em contato conosco, para que possamos auxiliá-lo no combate da forma mais natural possível, pois a finalidade é livrar-se dos agrotóxicos, não é mesmo??

Caso você ache meio complicado ou não esteja disposto a plantar a sua horta, é com imenso prazer que poderemos fazê-la para você.

Plantas que ajudam a espantar as pragas do jardim.

Alecrim

Afasta ratos, lesmas e pragas em geral. Apenas plante-o no jardim ou na horta.

Arruda

As folhas são ótimas para combater os pulgões e ajudam a manter os cítricos saudáveis. Ferva as folhas durante cinco minutos. Deixe esfriar e pulverize sobre as plantas.

Coentro

As sementes combatem ácaros e pulgões. Moa as sementes e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo.

Gerânio

Muito recomendado para hortas e jardins. Apenas plante-o no jardim, sua simples presença repele pragas.

Tomilho

Plantado junto ao repolho, repele a lagarta das folhas. Também tem ação contra percevejos e pulgas. Para afugentar percevejos e pulgas, moa as folhas secas e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo.

Hortelã

Quando plantado nas bordaduras dos canteiros, repele ratos, formigas, além de insetos.

Capuchinha

As flores e folhas da capuchinha repelem insetos, como os pulgões, e realçam a cor e o aroma de espécies plantadas próximas dela. Apenas plante perto de árvores frutíferas ou de qualquer planta.

* Retire sempre as flores murchas e galhos secos de suas plantas. As primeiras, quando presentes, propiciam a presença de fungos e outros bichinhos. Os galhos secos, por sua vez, retiram a força da planta. Sua retirada, portanto, revigora a planta e lhe dá mais força para crescer novamente. Aliás, este é fundamento para as podas.

* Joaninhas vermelhas, centopéias, lagartixas, aranhas de jardim (exceto as armadeiras, que saltam ao rosto) e pássaros, são criaturas muito bem vindas no seu jardim. Elas se alimentam de pragas que atacam as folhas e solo. Por isso, embora seja desejável um jardim limpo, bem arrumado, a fim de evitar o aparecimento de pragas e doenças, procure sempre deixar algumas folhas mortas e gravetos para servirem de abrigo a estes defensores naturais de suas plantas. Informação Importante: as lagartixas são ótimas para evitar a presença de aranhas marrom e outros insetos indesejáveis.

* Quando fornecer água e comida aos pássaros do seu jardim, lembre-se sempre de deixá-los fora do alcance de gatos, e trocá-los regularmente, pois a exposição ao tempo pode propiciar a presença de fungos, causando danos a sua saúde.

Outra dica importante: quando o fornecimento de comida aos pássaros for constante, jamais deixe abruptamente de alimentá-los. Uma vez acostumados com a comida fácil, podem morrer se não encontrarem rapidamente outra fonte de alimentação.

* Para afastar gatos do seu jardim: os gatos parecem detestar os reflexos de garrafas transparentes de plástico com água até a metade. Coloque essas garrafas (de refrigerante mesmo) fechadas e deitadas entre as plantas. Isso forçará os gatos a procurar seu banheiro em outro local.

* Outra forma de espantar os gatos é manter o solo úmido: regue sempre e use cobertura que retenha umidade. Enterrar redes ou telas para galinheiro também é uma boa opção. Estenda a rede no chão é cubra-a com terra. Isso evitará que os gatos escavem a terra.

Reciclagem, reaproveitamento…

Não jogue fora a casca que cai de suas árvores. Elas funcionam como um lindo acabamento em seus vasos, e mesmo nos canteiros.

A casca de ovos é rica em cálcio, e pode ser triturada e misturada ao solo para nutrir suas plantas.

Também não jogue fora restos de frutas e migalhas de pão, que, podem ser postas em seu jardim para atrair pássaros. Em galhos de árvores, por exemplo, restos de banana, laranja e mamão, compõem um banquete para eles.

Borboletas no seu jardim

Ter borboletas no seu jardim, assim como pássaros, é uma relação de troca. Elas alimentam-se do néctar, e em troca ajudam na polinização. Também se alimentam de frutos e da seiva que se solta de algumas árvores.

As lantanas, maria - sem-vergonha e as sálvias são as preferidas das borboletas. O ideal é que as flores tenham cores vivas com amarelo, laranja, rosa, roxo ou vermelho.

O segredo é ter as flores sugeridas para abrigar as lagartas, antes de virarem borboletas adultas. Quanto às lagartas, apesar de comerem partes das folhas, não chegam a causar grandes prejuízos. O máximo que podem causar é um desfolhamento das plantas, o que raramente mata as plantas. O dano é pequeno e as plantas brotarão de novo na próxima florada.

Fases da Lua

Sabe-se da influência da Lua sobre todos os seres vivos. As informações são milenares e são melhor observadas por pessoas que estejam em contato direto com a natureza, tais como os povos antigos, que viviam sem o contato com a luz artificial….

No jardim, muito resumidamente, podemos afirmar:

Lua Crescente: ideal para o plantio de flores e frutas. Propicia o crescimento, por isso, podas também são indicadas, além de enxertos e fertilizações.

Lua Cheia: o plantio das sementes é apropriado nesse período. A colheita de ervas medicinais e frutos de pomar também é mais bem-sucedida.

Lua Minguante: As podas feitas nessa fase duram mais tempo, pois o crescimento é lento. Aparar a grama é uma boa sugestão.

Lua Nova: a seiva da planta está totalmente retraída, por isso, não é aconselhável plantar mudas. Como ficam mais vulneráveis, o período é propício para usar defensivos naturais contra pragas e doenças.

ORQUIDEA CHUVA DE OURO (Oncidium blancheti)

Época de floração: maio até setembro. Flores amarelas, por isso seu nome. Não gostam de vento e de muita umidade.




Qualquer dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.
Suas dicas e sugestões, também serão muito bem vindas.
Obrigada.

Nenhum comentário: