Prímula-branca-da-tarde - (Oenothera speciosa )

Nome científico: Oenothera speciosa.

Família: Onagraceae.

Nomes populares: gotas-brancas-de-sol, flor-do-dia, prímula-branca-da-tarde.

Etimologia: nome originário do grego, Oeno - burro e thera - levar, armadilha, perseguir. Acredita-se que o nome se refere à qualidade da planta que pode ser utilizada para a captura de burros e outros animais. A espécie, speciosa, significa ‘pomposo’.

Origem: Estados Unidos.

Características gerais: planta herbácea rizomatosa, perene, de porte ereto, atinge de 30 a 60 cm de altura. As folhas são alternas e as flores possuem cálice longo, são solitárias, formadas no verão e apresentam pétalas brancas, modificando para cor-de-rosa.

Condições de cultivo: devem ser cultivadas a pleno sol, em solos ricos em matéria orgânica, em regiões mais frias, sendo seu cultivo indicado apenas para a região Sul do país.

Propagação: divisão da planta e sementes.

Usos: apropriada para a formação de bordaduras e maciços.

Curiosidades: pode ser usado como essência floral. Algumas pessoas carregam o sentimento de ‘menos valia’, prejudicando o desenrolar de suas vidas.

Essa essência floral funciona como uma estação captadora de luz, expurgando tudo que está estagnado, trabalhando a pureza original.

Esta flor é atrativa de várias espécies de inseto, porém as mariposas são os mais comuns, devido ao fato das suas flores abrirem à noite.





Qualquer dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.
Suas dicas e sugestões, também serão muito bem vindas.
Obrigada.

Nenhum comentário: