Dicas de cuidados com as flores

As flores sempre agradam aos olhos e trazem, para nossos lares, uma liberdade e uma beleza toda especial. Quer seja no jardim ou nas áreas internas dos cômodos da casa; as flores embelezam e podem ser usadas para compor todos os ambientes.

No entanto, as flores, como qualquer outro ser vivo, também exigem cuidados constantes e não se adaptam bem a todos os ambientes. Uma planta que dê flores maravilhosas no jardim; pode simplesmente não florescer (ou até mesmo morrer) se for carregada para o interior da casa.. Por isso mesmo, sempre é necessário conhecer muito bem as características de cada flor e compreender as suas necessidades. Somente assim você poderá aproveitar ao máximo todo o potencial que as flores têm para oferecer.


Algumas características e os cuidados necessários para alguns tipos de flores.

Leia com atenção e aproveite as dicas para ter uma casa sempre florida e muito bonita.


As violetas são flores que nascem em plantas delicadas. Apesar disso, o cultivo é relativamente fácil. Com folhas suculentas e de formas e cores diferentes (conforme a variedade). Normalmente são em forma de coração e de cor esverdeada; possuem as faces levemente aveludadas e as flores que vão de um violeta intenso até o branco (passando pelo rosa e pelo salmão). Adapta-se muito bem a pequenos vasos e a interiores. Não requer muita umidade e aceita a meia sombra de um cômodo com janela ampla. O frio é mortal para elas. Se você mora em lugares frios ou que são sujeitos a geadas; jamais as deixe ao ar livre.


As begônias são extremamente delicadas e muito suculentas. São flores de vaso por excelência, pois são muito vendidas para essa finalidade. Vive muito bem com pouca luz. Requerem um solo muito rico em nutrientes e que deve ser sempre bem adubado. Mas cuidado! ela não gosta de lugares frios ou do ambiente externo se sua região for propensa a geadas ou a rajadas de frio.

Os ciclamens também são excelentes para interiores. Vasos bem drenados e com terra bem adubada são essenciais. Devem ser regadas constantemente sem molhar muito as folhas e flores. Costuma se dar bem com ambientes frios ou amenos.


A gérbera é uma flor que vive muito tempo depois de cortada. Adoram o sol forte e “a pino”. São flores tropicais muito bem adaptadas ao calor e ao sol inclemente. Requerem um solo muito bem adubado e mesclado com terra vegetal. Devem ser plantadas em canteiros. Toleram razoavelmente climas amenos e um pouco frios.


As prímulas são as primeiras flores a nascerem na primavera. Em alguns lugares do Brasil é também conhecida como “pão-e-queijo”. Pode ser cultivada no exterior (em canteiros) ou no interior (em vasos) desde que haja sempre muita luz filtrada e suave e um ambiente fresco. Não tolera sol direto e baixa umidade do solo (no entanto, evite encharcá-los). Uma boa forma de controlar a umidade nos vasos e canteiros é colocar uma camada de pedras de argila sobre a terra.



Fonte: Sites variados

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: