Como utilizar a técnica de estaquia

A estaquia é um método de plantio para produzir novas plantas a partir das já existentes no jardim. Pode parecer complicado, mas a estaquia é um processo simples para obter muda de novas plantas.


Veja aqui como e quando usar essa técnica especial de plantio.

A técnica de estaquia é utilizada somente em espécies que não se reproduzem por sementes. Essas espécies mutiplicam-se com a retirada de um pedaço do caule que deve ser fincado na terra. A estaca é um segmento da planta, geralmente um ramo, mas dependendo da espécie, também pode ser feita com pedaço das raízes e (mais raramente) das folhas.


Tipos de estacas


Estacas herbáceas

São compostas por dois tipos: foliáceas e estacas-ponteiro. A primeira é obtida de plantas cujas folhas enraizam e dão origem às mudas. As foliáceas são feitas com folhas íntegras acompanhadas do pecíolo. As estacas-ponteiro são obtidas da porção de um ramo. O corte de cada segmento deve ter de 12 a 15 cm de comprimento.

As estacas herbáceas podem ser feitas em qualquer época do ano, exceto no inverno.


Estacas lenhosas

Esse tipo de estaquia é para espécies que entram em repouso durante o inverno. As estacas são obtidas de ramos sadios, geralmente após o florescimento. Os segmentos devem ser feitos em ramos com 1 cm a 1,5 cm de diâmetro, evitando as porções muito grossas ou finas da planta. O comprimento da estaca é um pouco maior do que as herbáceas: de 15 cm a 20 cm.


Como fazer:

As estacas podem ser enraizadas em canteiros ou caixas para posterior plantio. As mudas devem estar protegidas sob um telado ou em uma estufa, a fim de proporcionar ambiente adequado de umidade.

Os telados devem ser usados para proteger os canteiros. A cobertura de tela deve proporcionar entre 50% a 80% de sombra.

As estufas oferecem condições ideais para plantas sensíveis. Como são estruturas mais complexas (fechadas nas laterais, com armação metálica ou de madeira, cobertas por vidros ou plástico branco-fosco ou telhas de fibra de vidro), possibilitam o controle da temperatura. Algumas são dotadas de exaustores, ventiladores, sistema automático de irrigação ou nebulização para manter as espécies dentro de determinados limites de temperatura, geralmente 24ºC.

Cuidados especiais nas estacas de ponteiro

Retire as estacas de ponteiro na primavera, quando as partes novas da planta devem enraizar rapidamente. Escolha os ponteiros laterais mais fortes, saudáveis e sem flores.

Faça opção por um ramo que tenha entre três e cinco pares de folhas. Com uma faca afiada retire uma estaca de 12 cm a 15 cm, fazendo um corte reto logo abaixo do nó de uma folha. Depois disso, retire o par de folhas inferior.

Na coleta de estacas, fique atento para proteger brotos novos, pois esses perdem rapidamente a umidade. Mantenha as estacas em saco plástico até que possa prepará-las no solo ou caixas em estufas.

Para reter a umidade e o calor nos brotos use um saco de plástico transparente no local de plantio. Antes de retirar totalmente o saco, acostume aos poucos a estaca às condições ambientais, cortando as pontas do saco.

No solo utilize um composto fino peneirado, pois é o mais adequado para o enraizamento de muitas mudas. O hormônio em pó para enraizamento ajuda a estimular a formação de raízes. Escolha um tipo que contenha fungicida para impedir o ataque de fungos.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: