Como fazer o plantio de bulbos



Eles podem viver durante anos, florescendo em períodos anuais e hibernando durante uma fase do ano. Assim são os bulbos que, para produzir flores vistosas, repetem todos os anos um ciclo de vida

O plantio do bulbo marca o início de suas fases de vida. Após algumas semanas as raízes começam a se desenvolver para absorver os nutrientes da terra. Depois dessa fase, a folhagem cresce e surgem os primeiros botões de flores. No auge do crescimento, as flores se abrem. Quando as folhas e flores secam, o bulbo deve permanecer na terra. A partir daí inicia-se um período de dormência e, então, recomeça o seu ciclo natural.

Como escolher um bulbo saudável

Use o polegar e o indicador para apertar suavemente o bulbo: ele deve mostrar-se firme e não parecer oco.

Faça opção por bulbos que não tenham sinais de desenvolvimento de novas raízes em sua base. Caso esteja brotando, verifique se as pontas em brotação estão firmes.

A gema deve estar livre de partes mofadas e sem apresentar manchas ou sinais de insetos. Fique atento também para sua camada externa, que deve estar intacta, sem escamas.

Em bulbos duplos, saiba que o menor poderá não florescer por um ou dois anos.

Armazenamento

Armazene o bulbo em local seco e fresco se não puder plantá-lo imediatamente.

Locais frescos (mas ao abrigo de geadas), estufas ou garagens são excelentes lugares para armazená-los. O movimento de ar auxilia na prevenção de doenças, mas evite áreas com fortes correntes de ar.

Plantio de bulbos em canteiros

A maioria dos bulbos necessita de sol pleno.

Não plante bulbos em condições climáticas não-adequadas, como por exemplo, períodos de chuva intermitente, com o solo muito frio ou molhado. Nesse caso, armazene-os até que o tempo melhore.

Para que as plantas cresçam saudáveis, os bulbos necessitam de umidade adequada o ano inteiro. A terra deve ser regada de duas a três vezes por semana. Durante verões secos, regue-os regularmente.

Os bulbos devem ser plantados com profundidade equivalente entre três e cinco vezes o seu tamanho. Se as temperaturas de inverno forem muito frias ou o verão muito seco, plante-os ligeiramente mais fundo. Se você for comprar o bulbo em lojas de jardinagem, fique atento às instruções no pacote.

Uma boa drenagem é condição fundamental para sua sobrevivência. Se o plantio for em solo molhado e argiloso, coloque uma camada de 2,5 cm de areia grossa no fundo da vala ou da cova individual de plantio. Com esse cuidado, evita-se o surgimento de fungos, que são fatais para os bulbos.

Para evitar doenças causadas por fungos não plante bulbos – que floresçam no começo da primavera – antes do fim do outono.

Em solo muito seco, os bulbos poderão não florescer, podendo até morrer. Para melhorar a retenção de umidade do solo, coloque uma camada de 3,5 cm de composto umedecido no fundo da cova de plantio.

Para economizar tempo e espaço, plante vários bulbos em uma única cova grande. Bulbos assim plantados terão aspecto menos formal do que os plantados individualmente.

Plantio em vasos

O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato (a terra do vaso) secar completamente, molhando sempre que necessário, até que água saia pelos furos de drenagem do vaso; mas evite que a água se acumule no pratinho. Uma boa drenagem é fundamental. Faça furos extras no fundo dos vasos se não houver o suficiente.

Para fazer com que o lírio em vaso floresça novamente, o procedimento é complicado e não é garantido o sucesso. Quem desejar tentar, deve seguir uma série de passos:

1. Após a morte das flores, continue regando o lírio por mais 3 meses, depois pare de colocar água e espere que as hastes sequem completamente;

2. Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças;

3. Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca;

4. Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão.

Ladíolos, amarílis e lírios são apenas alguns exemplos de flores que nascem a partir de bulbos. Plantados em covas individuais podem ser transplantados em vasos. Mas após o período de floração plante-os no jardim.


Cuidado especial com lírios

Os bulbos de lírios são famosos por sua tendência em apodrecer em épocas de muita umidade. Se a água acumular em volta das escamas da túnica, os bulbos morrem rapidamente.

Ao plantar lírios, coloque uma camada de 2,5 cm de cascalho fino na cova de plantio. Isso estimulará a drenagem de excesso de água.

Para reduzir a probabilidade de apodrecimento, plante os bulbos de lado, assim a água não ficará retida no colo da planta.

Como fazer a manutenção

Após alguns anos, as touceiras tornam-se muito densas e precisam ser divididas. Retire-as durante o período de dormência das espécies e replante os bulbos em grupos irregulares. Para identificar o local das touceiras marque-as com uma vara de bambu ou uma placa de identificação.

Retire a touceira do solo usando garfo de mão. Para touceiras maiores, ou muito profundas, use um garfo grande. Faça isso com o máximo de cuidado para não machucar os bulbos e descarte os que estiverem danificados.

Separe os bulbos menores dos bulbos-mãe e as escamas externas soltas da túnica. Descarte os exemplares que não tenham uma aparência saudável.

Não descarte os bulbos que se formam ao redor dos maiores. Plante-os em local separado até que tenham atingido seu tamanho natural.


Fonte: Revista Plantando bulbos


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: