Melhor local para se colocar o bonsai

Bonsai gif file

Embora sejam bem pequenos, os bonsais são tão árvores como as grandes. Se entendermos bem isto, não nos vai ser difícil entender onde poderemos colocá-los. Os bonsais têm de viver onde recebam o sol e o ar, onde possam receber com alegria a chuva e, sobretudo onde lhes chegue bem a umidade da noite. Pode ser num terraço, numa varanda, num jardim ou simplesmente uma janela, será o lugar ideal para colocar o bonsai.


As temperaturas altas, o sol forte do verão ou as geadas do inverno podem afetá-los. Nessas temperaturas extremas, os bonsais ficarão agradecidos se o protegermos. Mas logo depois que tenha passado o momento de perigo, devemos voltar a colocar as árvores em seu lugar, onde vivem com comodidade.


Qual o local ideal para se colocar o bonsai?


Proteção das geadas


No inverno, quando as temperaturas caem os bonsais diminuem a sua atividade e preparam-se para suportar o frio. Com as árvores isso não acontece, mesmo que as temperaturas não sejam extremadamente baixas, embora pela noite chegue a gelar, a maior parte delas não precisam de nenhuma proteção. Isto não acontece com os Bonsai de espécies tropicais, que, mesmo que não gele, não aguentam as baixas temperaturas. Estas árvores de origem tropical devem ser protegidas do frio, colocando-as numa estufa, ou dentro da casa.


O bonsai dentro de casa

Sempre que for possível, os bonsais devem adptar-se adequadamente em ambiente externo, isto não impede que possam viver, inclusive durante longas temporadas, no interior das casas. Entretanto, dentro de casa não costuma haver condições adequadas para que uma árvore se desenvolva bem. Falta luminosidade e umidade, o que limita a vida dos bonsais. Para que um bonsai se adapte bemd entro de casa, vai depender se o local poderá reunir estas condições de luz e umidade.

O melhor lugar para colocar um bonsai dentro de casa, é perto de uma janela grande e bem iluminada, com uma distância mais ou menos de 1 metro e meio de distância.


Em relação à umidade, dentro de casa o ambiente geralmente é seco demais para que que uma árvore se desenvolva bem. Então o local ideal para ter o bonsai dentro de casa será uma sala fresca.

Devemos colocá-los longe dos aparelhos elétricos da casa e de chaminés que desprendem muito calor.



Fonte: Revista A Arte de cultivar Bonsai


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela ajuda, pois moro em apartamento e tenho um bonsai. aproveitando a oportunidade qual o melhor aduto para o bonsai?

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa noite!!

Na verdade, basicamente existem dois: químico e orgânico. O adubo químico tem a grande vantagem de não produzir qualquer tipo de odor, ou seja, ideal para quem cultiva bonsai dentro de casa, mas possui uma grande desvantagem também, caso você erre na dose do adubo, colocando mais do que o necessário, você pode matar seu bonsai, por isso use sempre metade de quantidade indicada pelo fabricante, lembre-se que esses adubos químicos (Biofert Plus, Sempre Verde, etc.) não são feitos especificamente para bonsai, então eles não levam em consideração o tamanho reduzido do vaso, a quantidade menor de substrato e nem a rápida absorção pelas raízes.

Já o orgânico, permite que você erre um pouco na dosagem, é feito de substâncias naturais, mas possui um cheiro bem forte, na maioria dos casos, este cheiro é produzido durante a fase de fermentação da mistura, depois de alguns dias o odor some quase que por completo.

Esse tipo de adubo é mais indicado para quem cultivar bonsai em locais abertos, já que o cheiro pode atrair moscas e incomodar as pessoas.

Para quem está começando a cuidar de um bonsai eu sugiro que utilize o adubo químico, que na minha opinião é o melhor, seja ele líquido ou sólido. O adubo líquido é diluído em água (sempre usando metade da dosagem recomendada pelo fabricante), e borrifado nas folhas do bonsai, já o sólido é colocado por cima do substrato, não muito perto das raízes do bonsai. A absorção desse adubo sólido se dá quando você rega seu bonsai, o adubo vai gradativamente liberando os nutrientes para a planta.

Uma dica: Ao se usar adubos químicos sólidos (como o Osmocote), ou você usa uma cestinha própria para adubos, ou então recorta um pedaço de meia-calça, fazendo uma espécie de saquinho, colocando o adubo dentro e amarrando para que ele não saia, dessa forma, você evita que o adubo entre no substrato quando você regá-lo, impedindo que ele entre em contato direto com as raízes, para que este não as queime.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços e boa sorte!