Pequenos truques para fazer regas


A água é necessário para qualquer tipo de planta, mas as regas devem ser feitas com critério. As espécies recém-plantadas necessitam de mais água do que árvores e arbustos. Também fique atento ao clima. Nos períodos de seca, as regas devem ser intensificadas para que não sofram com a falta de umidade. O desperdício de água também pode ser evitado com técnicas apropriadas.

Conheça alguns truques para manter as plantas de seu jardim sempre saudáveis.

Plantas que precisam de muita água

Mudas, plantas transplantadas e espécies recém plantadas, sejam árvores, arbustos, trepadeiras e plantas perenes. Dê atenção especial para árvores e arbustos frutíferos que merecem mais umidade desde a floração até a colheita. As verduras folhosas também não podem ficar sem água, pois poderão florir e produzir sementes antes do tempo adequado

Direcionando a água
Para que a água possa penetrar diretamente nas raízes, posicione o esguicho ou o crivo do regador na base da planta e regue delicadamente.


Direcionando a água
Para que a água possa penetrar diretamente nas raízes, posicione o esguicho ou o crivo do regador na base da planta e regue delicadamente.

Rega dupla
Se o solo estiver muito seco, regue ligeiramente para evitar que a água escorra. Regue novamente quando a água inicial tiver sido absorvida pela terra.

Quando não regar
Evite regar sob o sol forte do dia para não causar queimaduras, sobretudo em flores, botões e pétalas. O período da manhã é o mais indicado.

Rega incorreta
Jamais dirija um jato forte de água para a base. Além do alagamento, isso afasta a terra das raízes e impede que a água penetre profundamente no solo.

Nos vasos

Sombra
Os vasos são normalmente colocados na parte mais ensolarada do jardim, já que é o local onde as plantas florescem melhor. Em épocas de muito calor, remova-os para um local que fique algum período na sombra.


Grânulos


Grânulos retentores de água são especialmente úteis para todo tipo de plantas em vasos. Poderão ser misturados à terra e regados abundantemente, ou então, mergulhados em água por algum tempo, antes de serem incorporados ao vaso.


Fonte: Revista Jardins em casa


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

Irivelto disse...

Olá! Deixei um comentário no post de 25/05/2009, se puder me responder ficaria muito grato.
Parabéns pelo blog.