Podas e cortes em orquídeas

As podas e cortes em orquídeas são feitas somente para retirada de folhas mortas, secas ou com alguma doença, podas de hastes florais já secas, divisão da planta ou ainda para retirada de novos brotos.

A ferramenta de poda deve ser de preferência com uma tesoura bem afiada de jardinagem pequena, sempre esterilizada com fogo a cada novo corte que der numa região.

Para dividir uma planta, cada parte deverá ficar com, no mínimo três bulbos, tendo sempre o cuidado de não machucar as raízes vivas, estas devem apresentar pontas verdes. A divisão deve ocorrer no verão ou no inverno para que o corte possa ser feito em condições ideais.

As orquídeas monopodiais, como as vandas, têm crescimento vertical e podem atingir alguns metros de altura. Nesse caso, pode-se fazer uma divisão cortando o caule abaixo de duas ou mais raízes e fazer um novo replante.

Se a base ficar com alguns pares de folhas, emitirá novos brotos e seguirá seu crescimento normal.

Os eventuais pseudo-bulbos antigos, mesmo sem folhas não deves ser descartados, pois eles ainda armazenam nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.




Fonte(s) : Enciclopédia Cuidando de suas orquídeas


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: