Sálvia

http://www.naturezadivina.com.br/loja/images/Salvia_Plant.jpg

Nomes Populares: sálvia, salva, erva das feiticeiras, salva de botica, salveta, chá da Grécia
Nome Científico: Salvia Officinallis
Origem: Mediterrânea, desde a costa sul da Espanha até Marselha e na Itália. A sálvia é tida desde tempos imemoriais como a erva da longevidade.
Quem tem sálvia em casa nunca envelhece, já dizia um velho provérbio chinês.
Seu nome deriva da palavra latina salvere, que significa estar de boa saúde, curar.

É uma ótima erva culinária, mas é melhor não misturar com outras, pois como disse um cozinheiro chefe: "Na grandiosa ópera da culinária, a sálvia representa a prima donna caprichosa, que se ofende por tudo e por nada, Gosta de ter o palco por sua conta."
Partes usadas: Folhas e flores

Propriedades Medicinais: Ajuda a fazer a digestão e é anti-séptica, fungicida e contém estrógeno.

O chá é bom para gengivas inflamadas, aftas, dores de garganta e problemas de mucosas, além de aliviar diabetes e sintomas de menopausa.
Diminui o suor excessivo e é restauradora de energia, tendo poder tonificante sobre o fígado. Usada também para dores de ovário, icterícia, depressão, tremores, vertigens, impotência sexual. O chá das folhas e flores tem ação anti-séptica, anti-sudorífera, fungicida, estimulante da digestão e balsâmica; contém estrógeno. Não deve ser tomada em grandes doses por períodos muito longos.
Infuso: 5 g de folha em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Para picadas de insetos esfregar folhas frescas no local atingido. Friccionada nos dentes, clareia-os.

Cosmética: A infusão é um bom adstringente para pele oleosa e escurecedor de cabelos. A infusão também é boa para combater a caspa e as inflamações do couro cabeludo. Para remover tártaro e clarear os dentes: Sal marinho e sálvia.
Utilização: Uso caseiro. Pôr folhas secas de sálvia entre as roupas para afastar insetos. Faz parte das ervas inseticidas (em infusão).
Aromaterapia: Na aromaterapia, o óleo essencial de sálvia é usado como antioxidante, estimulante, tônico, desinfetante, adstringente, é indicado para cabeça e cérebro, ativando os sentidos, a memória e fortalecendo os nervos.
Efeitos colaterais: Não usar a erva em casos de insuficiência renal, durante a menstruação ou amamentação. Pode causar súbita elevação da pressão arterial. Não consumir em grandes quantidades ou por longos períodos de tempo consecutivos. Não deve ser tomada por mulheres grávidas e crianças.



Fonte(s) : http://caldeiraodenovidadesplantasmedicinais.blogspot.com


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Alguma dúvida? deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: