Estercos animais

Eles são empregados na agricultura há muito tempo como fertilizantes e estruturadores dos solos. Mas cuidados especiais devem ser dispensados no seu tratamento, pois é sabido que os estercos somente se transformam em fertilizantes quando passam por processo de fermentação ou curtimento.
Através de pesquisas, descobriu-se que uma dose elevada de fertilizante orgânico aplicado uma vez ao ano, por exemplo, torna-se menos eficiente que quando se aplicam a mesma dose dividida em quatro parcelas iguais de três em três meses pois, o aproveitamento será maior e as possibilidades de perdas serão diminuídas (por chuvas, etc.).
Os estercos frescos apresentam grandes quantidades de bactérias benéficas que vivem no aparelho digestivo dos animais. Por se constituírem ótimos meios de cultura para microrganismos, os estercos incorporam estes aos solos, trazendo grandes benefícios. Com isso, os estercos se caracterizam sim como ótimos equilibradores da fauna dos solos devido a ação destas bactérias que são incorporadas
.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Um comentário:

Ravick disse...

Sobre a quantidde grande, isto se une com oq vc postou sobre matéria orgânica no vaso: A quantidade de determinado nutriente que o solo consegue "guardar" é limitado, e se você aplica tudo de uam vez só, muito vai embora com as águas logo, e assim que as plantas usarem os qu restou, não haverá mais para repor.

Muito bom! :)