Tinhorão (Caladium bicolor)


Planta nativa do Brasil e do Peru, de onde foi levada para muitos países, sendo bastante cultivada por suas belas folhagens variegadas. A partir do processo de hibridação, atualmente há mais de 1000 variedades que se distinguem pelo formato, tamanho e coloração das folhas. Comumente, as espécies híbridas de tinhorão são as mais cultivadas.

É uma erva bulbosa que pode chegar até 60 cm de altura.
Elas apresentam folhas grandes, rajadas ou pintadas, com duas cores e tonalidades de branco, verde, rosa o vermelho.

As inflorescências têm importância ornamental secundária e são muito parecidas com as do lírio-da-paz (Spathiphyllumllum wallisi), sendo brancas ou esverdeadas e poder ser pintadas como as folhas.

A floração ocorre no verão.

O caládio constitui-se numa das mais belas plantas de folhagem, algumas são mais indicadas para jardins e outras devem ser cultivadas em ambientes internos.

Prestam-se para a formação de maciços e bordaduras, além de vasos e jardineiras.

Durante o inverno o caládio entra em repouso e aparenta estar morto, mas emite novas brotações na primavera. Neste período as adubações devem ser suspensas e podemos remover os bulbos e guardá-los em local seco, sombreado e fresco

É apropriado para ser cultivado em arranjos com outras espécies, sendo bastante empregado no paisagismo profissional.

O caládio é também considerado uma planta altamente tóxica, devido a presença de cristais de oxalato de cálcio e saponinas em suas folhas.

O contato com estas substâncias com os olhos, mucosas e pele pode provocar intensa ardência, inflamação e vermelhidão.

A ingestão pode provocar edema de glote e consequentemente a asfixia, chegando à morte.


Mantenha o caládio longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Devem ser cultivados sob luminosidade difusa, pleno sol ou meia sombra, de acordo com a variedade. Em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. O caládio aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento. Sua propagação é muito fácil e multiplica-se por separação dos bulbos quando a planta entra em repouso.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: